14 maio 2010

Dia da Família - Mais algumas sugestões de leitura

A propósito do Dia da Família, aqui ficam mais umas sugestões de leitura para partilhar em família, em especial com os avós:


12 maio 2010

15 de Maio - Dia Internacional da Família

No dia 15 de Maio celebra-se o Dia da Família. Esta inicitiva foi proposta em 1994 pela ONU (Organização das Nações Unidas). Desde então, comemora-se todos os anos com o propósito de destacar o papel importante que a família desempenha na sociedade e ainda com o objectivo de impulsionar a adopção de medidas com vista a melhorar a condição da família, quer a nível nacional quer internacional.
Aproveito para divulgar que, no âmbito destas comemorações, o Desporto Escolar e o Núcleo para a Sáude associaram-se, este ano, à Comissão para a Promoção das Políticas de Família e dinamizaram várias actividades no Estádio do Jamor abertas a todos.
Para saber mais sobre esta iniciativa, consultem a página:

E como não podia deixar de ser, aqui ficam umas sugestões de leitura para ler ou criar em família:


10 maio 2010

Os livros

O Dia do Livro já passou,... Nessa data ainda não tínhamos o nosso Blog activo. Mas os livros não têm data fixa, todos os dias são seus! Por isso, aqui fica uma homenagem aos livros, pelos alunos dos 2.º e 3.º anos da E. B. 1 de Marmeleiro, uma das escolas do nosso Agrupamento:


OS LIVROS

Os livros servem para ler, aprender,
Imaginar, sonhar.
Na escola, neles podemos
Escrever e desenhar.
Há livros com desenhos,
Outros apenas com letras.
Há uns com “altinhos”, especiais
Para as pessoas que não vêem
Poderem, também “ser mais”!

A propósito de livros... aqueles com "altinhos", especiais para as pessoas que não vêem, aqui fica uma proposta de leitura magnífica!

09 maio 2010

9 de Maio - Dia da Europa

Damos início à publicação de mensagens no nosso Blog, hoje, dia 9 de Maio, Dia da Europa, porque a biblioteca é, por si, um espaço privilegiado para divilguar não só os livros e as leituras, mas também momentos históricos, eventos que marcaram uma época, apresentar diferentes culturas e lugares, aproximar pessoas, num mundo cada vez mais globalizante.

"Porquê dia 9 de Maio?
Dia 9 de Maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa"."


Fonte: http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe?p_cot_id=2400