04 junho 2010

História de D. Nuno Álvares Pereira...

Não posso deixar de partilhar convosco uma linda história contada e ilustrada pelos meninos do Jardim de Infância de São Miguel (JI do nosso Agrupamento) com o apoio da educadora e que deu origem a um livro electrónico, "História de D. Nuno Álvares Pereira contada pelos meninos do Jardim de Infância de S. Miguel".

Myebook - História de D. Nuno Álvares Pereira - click here to open my ebook

D. Nuno Álvares Pereira foi um nobre e guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel importante na história do nosso país. Para saberes mais sobre este importante cavaleiro, consulta as páginas:


D. Nuno Álvares Pereira



01 junho 2010

Ser criança...

Ser criança é uma  fantasia,
o poder brincar
ter saúde
e família,
ser amigo de todos
e todos serem
meus amigos.
Beatriz, 4.º ano (EB1 Sto António)             
    


Uma criança é um mundo muito alegre,
cheio de magia pelo ar,
uma criança pensa sempre em coisas boas e
assim nunca acontece nada de mal.
         Diva, 4.º ano (EB1 Sto António)



Uma criança é magia e alegria, é uma luz a brilhar no céu.
Maria Inês, 2.º ano (EB1 Sto António)

1 de Junho - Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é assinalado desde 1950.
Depois da 2.ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países viviam em condições severas: não havia que comer, não havia dinheiro para sustentar a família, não havia cuidados de saúde adequados, ... As condições de vida eram muito más. Muitos pais retiraram os filhos da escola por não terem dinheiro e estes viram-se obrigados a trabalhar  muito (trabalhos duros)  para ajudar no sustento da família; algumas crianças eram órfãs, pois tinham perdido os pais na guerra.
Face a esta situação, em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) iniciou-se na resolução deste problema que teria um longo caminho pela frente...
Para saberes mais sobre a história do Dia Mundial da Criança, clica aqui. É importante saberes como tudo aconteceu e quais são os teus direitos e deveres, para poderes crescer em harmonia com o mundo que te rodeia, respeitar e ser respeitado!


Infelizmente, ainda há muitas crianças que continuam a sofrer de maus tratos, a passar fome, sem acesso à educação, a cuidados de saúde básicos, a uma alimentação adequada, ...
O Dia Mundial da Criança serve justamente para nos lembrar de todas estas crianças espalhadas pelo mundo que ainda não viram os seus direitos respeitados!
Porque os países são diferentes, a cultura e a  forma como se vive varia muito de país para país. Para saberes mais sobre a vida das crianças pelo mundo, consulta o livro "Uma vida como a minha", que contou com a colaboração da UNICEF, da Editora Civilização (disponível na nossa biblioteca). Com prefácio de Matilde Rosa Araújo, que não posso deixar de partilhar convosco:

A Criança é o verdadeiro coração do Mundo. Nasça onde nascer, ou em terras de Sol ardente ou em terras de gelados céus.

O seu nascer será sempre um compromisso de amor que à Criança devem todos os homens. Sem nada pedir, na fragilidade da sua infância desarmada, ela é credora de todos os direitos que justificam a dignidade do ser humano. (...)


Outros livros também eles muito interessantes porque nos levam a reflectir sobre as diferenças e o respeito pelas mesmas (disponíveis na nossa biblioteca):


Não faz mal ser diferente, Todd Parr, Ed. Gailivro



O menino de cor, adaptado de um conto tradicional africano, ilustrado por ALE+ALE,  
Ed. Livros Horizonte





23 maio 2010

Resultados dos Concursos das BE's

No passado mês, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira lançaram um desafio a todos os alunos, desde o Pré-escolar até ao 3.º Ciclo: apresentaram dois concursos distintos, um a realizar no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade e o segundo, como não podia deixar de ser, relacionado com a leitura e o Dia do Livro e do Direito de Autor. Os alunos aceitaram o desafio e elaboraram diversos trabalhos.
Tendo o júri reunido e deliberado, é chegado o momento de divulgar os vencedores.

Concurso: "Conhecer para Proteger", ligado à temática da biodiversidade:

MODALIDADE A (desenho)

» 1.º ESCALÃO (Educação Pré-escolar):
1.º Prémio - Guilherme Nunes (JI de Valdonas)
2.º Prémio - Rute Alcobia (JI de Fetal de Cima)
3.º Prémio - Mariana Ribeiro (JI de Cem Soldos)
Menção Honrosa - Gabriel (JI dos Montes)

MODALIDADE A (desenho)

» 2.º ESCALÃO (1.º Ciclo):
1.º Prémio - Pilar Alves (EB1 de Santo António)
2.º Prémio - Márcia Santos (EB1 de Olalhas)
2.º Prémio - Joaquim Vicente (EB 1 de Olalhas)
Menção Honrosa - Ivo; Leonardo Graça; Andreia Correia; Mónica Monteiro (EB1 de Olalhas)

» Nos 3.º e 4.º ESCALÕES não foram atribuídos prémios por ausência de participantes.

Concurso do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor:


MODALIDADE A: Se eu fosse um Livro.

» 1.º ESCALÃO (1.º Ciclo):
1.º Prémio - Maria Pinho (EB1 de Valdonas)
2.º Prémio - Marina Protásio (EB1 de Valdonas)

» 2.º ESCALÃO (2.º Ciclo):
Não foram atribuídos prémios.

» 3.º ESCALÃO (3.º Ciclo):
1.º Prémio - Ricardo Cabral, n.º 20, 7.º C
2.º Prémio - Lejing Zhang, n.º 21, 9.º B
Menção Honrosa - João Silva, n.º 13, 7.º C
                                Raquel, n.º 25, 9.º B

MODALIDADE B: Imagina a capa para o livro que gostarias de escrever.

» 1.º ESCALÃO (1.º Ciclo):
1.º Prémio - Marta Vaz (EB1 de Santo António)
2.º Prémio - Paulo Romero (EB1 de Santo António)
Menção Honrosa - Rita Martins (EB1 de Santo António)

» Nos 3.º e 4.º ESCALÕES não foram atribuídos prémios por ausência de participantes.


PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!!! E CLARO, AOS VENCEDORES!!!

20 maio 2010

20 de Maio - Dia Europeu do Mar

Hoje, dia 20 de Maio, celebra-se o Dia Europeu do Mar. Este dia dedicado ao mar pretende destacar o importante papel que desempenham os mares e os oceanos na vida das comunidades costeiras e de todos os cidadãos da União Europeia.

Sabias que:

  • A Europa é um Continente Marítimo com 70.000 Km de costa;

  • 22 dos 27 Países Membros são estados costeiros ou ilhas;

  • Mais de 2/3 das fronteiras da União são fronteiras marítimas;

  • O Mar une e sempre uniu os povos europeus.

Este dia é especial para Portugal, pois foi no dia 20 de Maio (no ano de 1498) que Vasco da Gama chegou à Índia.




 
Porque este é o Blog de uma biblioteca, como não podia deixar de ser, algumas sugestões de leitura (entre outras) disponíveis na nossa BE alusivas ao MAR :


O Mar enamorou-se da Rocha... até que um dia apareceu a Nuvem.        Um conto de João Paulo Cotrim e Tiago Manuel editado pela Afrontamento.
Acompanha o David num passeio à beira-mar e descobre os pequenos animais que por lá vivem e o quanto o lixo pode ser prejudicial. Um livro didáctico muito apelativo e colorido editado pela Everest Editora, da autoria de Lynn Huggins-Cooper.
Um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen que nos fala da amizade entre um rapaz e uma menina que vivia no mar. Encantador! Editado pela Figueirinhas. 
 Para os leitores mais treinados, encontrarão na BE da escola sede (E. B. 2, 3 D. Nuno Álvares Pereira):

 



E para terminar, um livro lindíssimo que nos conta uma história apenas através de imagens:
Onda, de Suzy Lee (brevemente disponível na nossa BE):


BOAS LEITURAS!!

19 maio 2010

Uma visita ao Museu Municipal

No Dia Internacional dos Museus, a turma do 4.º ano da EB1 de Sto António visitou o Museu Municipal de Tomar. Foi uma visita muito agradável e para alguns alunos, o primeiro contacto com a arte. Algumas das obras expostas suscitaram muito interesse e, disseram alguns alunos, davam uma história. Para recordar, a nossa visita:

18 maio 2010

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2010 sob o tema “Museus e Harmonia Social” com actividades dedicadas ao tema “Museus e Harmonia Social”.
Fonte: http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/iniciativas/actividades_imc/ContentDetail.aspx?id=2324

Uma pequena mostra (minúscula...) dos museus que temos em Portugal e lá fora! As fotos não são da minha autoria; adorava poder ter visitado todos estes maravilhosos lugares, mas não...! Constituem apenas uma recolha de imagens retiradas da Internet, sendo o autor identificado quando divulgado no sítio de onde retirei as fotos.


Alguns sítios a visitar:
http://www.museusportugal.org/
http://www.ipmuseus.pt/
http://www.anmp.pt/anmp/pro/mun1/mus102w1.php
http://www.guggenheim-bilbao.es/visita_virtual/visita_virtual.php?idioma=es&utm_source=visita_virtual_es&utm_medium=visita_virtual_es&utm_term=visita_virtual_es&utm_content=visita_virtual_es&utm_campaign=visita_virtual_es

E, já agora, a propósito de museus e de arte... um livro bem interessante, uma forma diferente de abordar a arte!


Uma página do livro ah!