22 junho 2010

CONCURSOS - Divulgação dos trabalhos premiados

Já foram aqui divulgados os alunos premiados. Faltava apresentar os trabalhos vencedores. 

Myebook - Concursos - click here to open my ebook

Parabéns aos premiados e todos os concorrentes!!!

17 junho 2010

Ser criança...

Ser criança... é tão bom... É opinião generalizada!
Os alunos da turma BT3 (2.º e 3.º anos) da E. B. 1 de Santo António escreveram lindos textos para assinalar o Dia da Criança com o apoio da sua professora. Compilámos os textos e editámos o livro em formato digital. Venha descobri-lo!

Myebook - Ser criança... - click here to open my ebook

Se tu visses o que eu vi!!!

Neste terceiro período, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, a turma BT2 (2.º ano) da E. B. 1 de Santo António inspirou-se no livro explorado na sala de aula com a sua  professora, "Se tu visses o que eu vi" de António Mota, e deu largas à sua imaginação. Os alunos inspiraram-se e escreveram divertidos poemas que também ilustraram. Aqui fica o livro criado a partir dos seus trabalhos.

Myebook - Se tu visses o que vi!!! - click here to open my ebook

13 junho 2010

"O ponto" de Peter H. Reynolds

Ao longo do ano, visitei as escolas do 1.º ciclo do Agrupamento e levei até aos alunos uma história: a escolhida foi "O ponto", de Peter H. Reynolds. É a história de uma menina, a Vera, que dizia que não sabia desenhar...
Não conto mais!!! Para saber mais sobre o livro, clica nele.
 
Este livro é um estímulo à criatividade, mas também uma lição para aqueles que subestimam as suas potencialidades... Se acreditarmos em nós e naquilo que somos capazes de fazer e criar, tudo é possível, tudo está ao nosso alcance... Basta acreditarmos que somos capazes!!

Após a leitura e exploração da obra, lancei um pequeno desafio aos alunos: sugerir um novo título para o livro e criar uma nova capa, para tentar perceber o que mais os tinha marcado desta singela história. 
Eis a ficha que lhes foi entregue:

(À capa original foram retirados o título e a ilustração.)

Eis as propostas de alguns alunos:

 Trabalhos realizados pelos alunos da E. B. 1 de Vale do Calvo.



Outra proposta de actividade foi a de, à semelhança da Vera, procurar deixar a sua marca. Para isso, foi distribuída uma ficha adaptada a partir da sugestão disponível no sítio da Editora Bruaá.

Os trabalhos que se seguem são da autoria dos alunos da E. B. 1 da Junceira. 
Autênticas obras de arte, não acham!!?



E para terminar, aqui fica o trabalho realizado pelos alunos da E. B. 1 de São Miguel (turma da manhã e turma da tarde). 
Os alunos pegaram em pincéis, esponjas e rolos e deram largas à imaginação registando cada um a sua marca.




10 junho 2010

10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra-se a 10 de Junho para assinalar a morte do nosso ilustre Luís Vaz de Camões falecido a 10 de Junho de 1580.


De 1933 até Abril de 1974, o regime de Salazar deu outro significado ao 10 de Junho que passou a ser celebrado como o Dia da Raça (raça lusitana ou dos portugueses), com o propósito de exaltar a originalidade da raça portuguesa.
Desde a Revolução dos Cravos, esta data voltou a ter o seu significado original. É um dia assinalado não só em Portugal, mas também pelo mundo fora entre as comunidades portuguesas a residir no estrangeiro.

Luís de Camões não é, como tu sabes, o único símbolo de Portugal. A nossa bandeira e o hino também representam a nossa nacionalidade.

A BANDEIRA
Com a instauração da República, um decreto da Assembleia Nacional constituinte datada de 19 de Junho de 1911, aprovou a bandeira nacional, que substituiu a bandeira da Monarquia Constitucional.

 

Conheces o significado da nossa bandeira?

O VERMELHO é a cor da força, da coragem e da alegria e faz lembrar o sangue derramado pelos portugueses nas batalhas em que participaram.
O VERDE é a cor da esperança e foi escolhida para consagrar a Revolta de 31 de Janeiro de 1891, onde esta cor deu a vitória aos portugueses.
O BRANCO, ao centro da bandeira, é a cor da simplicidade, da harmonia e da paz. Assinala também o ciclo épico das nossas descobertas marítimas.

A ESFERA ARMILAR era o emblema pessoal de D. Manuel I, e ficou desde então na heráldica (conjunto de emblemas; brasão) nacional. Encontra-se na bandeira aprovada pelo Regime Republicano em homenagem aos Descobrimentos.


O ESCUDO  DE ARMAS remete para a fundação da nacionalidade. As Quinas representam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques derrotou na Batalha de Ourique.

Os CASTELOS representam  as praças conquistadas aquando da fundação da nacionalidade.

Diverte-te a pintar a bandeira de Portugal!

 

O HINO NACIONAL
Sabias que a música foi composta por um senhor chamado Alfredo Keil e a letra é da autoria de Henrique Lopes de Mendonça?

Se quiseres ouvir o hino e, porque não..., cantar, clica neste endereço: http://www.heroisdomar.com/hino/


Para saberes mais sobre o 10 de Junho, o seu significado e sobre os símbolos de Portugal, podes consultar a página:  http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=209&P=Portugal

04 junho 2010

História de D. Nuno Álvares Pereira...

Não posso deixar de partilhar convosco uma linda história contada e ilustrada pelos meninos do Jardim de Infância de São Miguel (JI do nosso Agrupamento) com o apoio da educadora e que deu origem a um livro electrónico, "História de D. Nuno Álvares Pereira contada pelos meninos do Jardim de Infância de S. Miguel".

Myebook - História de D. Nuno Álvares Pereira - click here to open my ebook

D. Nuno Álvares Pereira foi um nobre e guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel importante na história do nosso país. Para saberes mais sobre este importante cavaleiro, consulta as páginas:


D. Nuno Álvares Pereira



01 junho 2010

Ser criança...

Ser criança é uma  fantasia,
o poder brincar
ter saúde
e família,
ser amigo de todos
e todos serem
meus amigos.
Beatriz, 4.º ano (EB1 Sto António)             
    


Uma criança é um mundo muito alegre,
cheio de magia pelo ar,
uma criança pensa sempre em coisas boas e
assim nunca acontece nada de mal.
         Diva, 4.º ano (EB1 Sto António)



Uma criança é magia e alegria, é uma luz a brilhar no céu.
Maria Inês, 2.º ano (EB1 Sto António)