22 setembro 2010

Chegou o Outono!

O Outono chegou! Os dias ficam mais pequenos e mais frescos. As folhas das árvores começam a perder a sua linda cor verde. As andorinhas e outros pássaros partem para países distantes mais quentes.

Seguem-se algumas actividades que podem realizar para comemorar a chegada desta linda estação.

Material necessário:
  • Tinta; 
  • Pincel;
  • Folhas;
  • Cartolinas;
  • Marcadores.


Para a juba do leão, em cima de uma folha de jornal, pintem a folha com tinta e pincel. De seguida, pressionem a folha com o lado pintado em cima de uma cartolina e recortem. Terão assim a juba do leão. Entretanto desenhem o corpo e a cabeça e façam as colagens devidas de forma a obterem o resultado da imagem. Poderão utilizar a mesma técnica para fazer um ouriço-cacheiro.


Estas e outras actividades bem divertidas podem encontrar no livro "365 coisas para fazer e criar", editado pela Edicare, e que se encontra disponível na nossa biblioteca.

  
Podem ainda colorir desenhos alusivos ao Outono. Aqui fica uma ligação para pintarem desenhos em linha:
http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-outono-para-colorir_2.html


E agora... algumas adivinhas sobre o Outono. Ora vejam lá se descobrem... qual é coisa qual é ela...

1
Sou frio,
Também sou quente,
sou fraco,
também sou forte.
Nunca posso estar parado,
vejam lá a minha sorte!



2
Sou um fruto de Outono
Quando chego a amadurecer
Dou um trabalhão ao dono
Se ele me quiser comer.


Brevemente, saberão a solução! Ou já adivinharam?!



Para terminar, aqui ficam algumas sugestões de leitura alusivas ao Outono e às estações.
Estas obras encontram-se disponíveis na nossa biblioteca.






BOAS LEITURAS! :)

17 setembro 2010

ABC

Para muitos, este novo ano lectivo é uma iniciação à leitura e à escrita, para outros o recordar e consolidar de conhecimentos.
Para conhecer e/ou recordar o ALFABETO, aqui fica um poema bem divertido da escritora Luísa Ducla Soares.


ABECEDÁRIO SEM JUÍZO

        A é a Ana, a cavalo numa cana.
       B é o Berto, quer armar em esperto
       C é a Cristina, nada fora da piscina.
       D é o Diogo, com chichi apaga o fogo.
       E é a Eva, olha o rabo que ela leva.
       F é o Francisco, come as conchas de marisco.  
       G é a Graça, ai, mordeu-lhe uma carraça!
       H é a Helena, é preta, diz que é morena.
       I é o Ivo, põe na mosca um curativo.
       J é o Jacinto, faz corridas com um pinto.
       L é o Luís, tem macacos no nariz.
       M é a Maria, come a sopa sempre fria.
       N é o Napoleão, dorme dentro do colchão.
       O é a Olga, todos os dias tem folga.
       P é a Paula, entra de burro na aula.
       Q é o Quitino, que na missa faz o pino.
       R é o Raul, a beber a tinta azul.
       S é a Sofia, engasgada com uma enguia.
       T é Teresa, come debaixo da mesa.
       U é o Urbano, que caiu dentro do cano.
       V é a Vera, com as unhas de pantera.
       X é a Xana, caçando uma ratazana.
       Z é o Zé, foi ao mar, perdeu o pé.

                                                               Luísa Ducla SOARES








Este e muitos outros poemas divertidos encontram-se publicados no livro "A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca", editado pela Teorema, que podem encontrar na nossa biblioteca!



Se quiserem, podem também escrever o vosso "ABC sem juízo" e partilhá-lo connosco!

Não se esqueçam de identificarem (nome do(s) autor(es) e da escola) o vosso trabalho!



SUGESTÕES DE LEITURA


A obra da escritora Luísa Ducla Soares é vasta!
Eis alguns dos títulos da autora disponíveis na nossa biblioteca:













BOAS LEITURAS! :)

12 setembro 2010

O regresso às aulas é já amanhã!

Amanhã é, para muitos, o grande dia! O regresso às aulas!!!
Para os mais ansiosos, escolhi um pequeno poema... A leitura é sempre um momento muito agradável para descontrair (e não só... aprender, sonhar, viajar, ...).
Por isso, boa leitura!

Regresso às aulas

          Chega o Outono!
          As andorinhas
          despedem-se das outras avezinhas
          e vão pelos ares fora.
          Vão-se embora.

          Embora?
          Não
          que voltam voltarão
          quando a bela estação
          da Primavera
          a que antecede o Verão
          oferecer melhor vida.
          
          Não têm agasalhos nem comida.
          Vão para terras quentes
          à procura do Sol que as consola.

          Mas nós crianças
          nós
          todas contentes
          partimos para a escola.

                                Alice Gomes
                              Bichinho Poeta 


Alice Gomes
Escritora portuguesa, nascida em 1910, em Tabuaço, foi casada com Adolfo Casais Monteiro. Professora primária, dedicou-se ao ensino e à pedagogia. Como escritora dedicou o seu trabalho à literatura infantil. Traduziu para português Le Petit Prince (O Principezinho ) de Saint-Exupéry. Do seu espólio literário fazem parte obras como As Histórias de Coca-Bichinhos (1967), Giroflé-Giroflá (1970), Os Ratos e o Trovador (1973).
Faleceu em 1983.

Alice Gomes. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-09-12].
Disponível em: <http://www.infopedia.pt/$alice-gomes>.


Para saber mais, podem ainda consultar:


Para acompanhar o "Regresso às aulas", preparei mais uma sopinha de letras para resolverem! Basta imprimir. 

As respostas encontram-se no poema. Divirtam-se!



Boas leituras...
E que amanhã seja um dia muito feliz! :)

05 setembro 2010

Regresso às aulas!

Olá amigos!
Estamos de regresso para um mais um ano lectivo. O reencontro na escola está marcada para dia 13 de Setembro!
Ansiosos para rever os colegas, o professor/professora, a escola? Já falta pouco!

Para vos ajudar nos preparativos, aqui ficam duas sugestões de sítios a visitar:
http://www.junior.te.pt/regresso_aulas2003/pais_educadores.html

http://web.educom.pt/pr1305/aulas_inicio.htm

Como o regresso à escola está próximo, "cozinhei" especialmente para vocês uma sopa de letras com material escolar. Basta imprimir e resolver. Divirtam-se!





E porque falamos de material escolar, não se esqueçam de forrar os manuais e identificar os livros, os cadernos, a mochila, ...

Para vos inspirar, segue-se o poema "O meu caderno novo", de Natércia Rocha.
Como pode um caderno novinho em folha... e em branco... despertar tanta imaginação?!





Natércia Rocha, autora do poema apresentado, nasceu em Lisboa em 8 de Junho de 1924.  Formou-se na Faculdade de Letras de Lisboa. Escritora, crítica, investigadora, colaborou ainda na revista Rua Sésamo e na organização dos Encontros Gulbenkian de Literatura para Crianças. Especializou-se em livros e bibliotecas para crianças. Participou também em programas de televisão, entre outros, "Crianças e livros", "Feiras de bonecos". Recebeu vários prémios do Instituto Nacional do Ambiente.
Faleceu  em Lisboa em 20 de Maio de 2004.





A sua obra é vasta: "O menino e o vento"; "História de um gato"; "O menino de Guimarães"; "Carrossel de palavras"; são apenas alguns dos seus muitos livros. Em parceria com Carlos Correia e Maria Alberta Menéres, é ainda autora da Colecção 1001 Detectives, da Editorial Caminho.

Na nossa biblioteca, encontram-se disponíveis os seguintes títulos: "Contos e lendas de Portugal 3", Editorial Caminho; "Um segredo... dois segredos...", Editorial Verbo; "Uma nuvem entre telhados", Plátano Editora.



Boas leituras!
E um EXCELENTE ANO LECTIVO! :)

07 agosto 2010

Boas férias!



Queridos amigos, é com este livro de Bernardo Carvalho, editado pela Planeta Tangerina, que me despeço e vos desejo umas excelentes férias!

O reencontro fica marcado para Setembro.

Até lá, divirtam-se e boas leituras!!!!



16 julho 2010

António Mota, muitos parabéns!

 Para assinalar o aniversário de António Mota,  aqui fica um pequeno vídeo para melhor conhecer o escritor e a sua obra!




Para quem não conhece ou para quem já conhece e quer mais, eis alguns dos muitos títulos disponíveis na  nossa biblioteca:
































Boas leituras na companhia de António Mota!

04 julho 2010

Arte curiosa

Para muitos, as férias já chegaram!
É importante não esquecerem tudo o que aprenderam ao longo do ano. Há muitos Cadernos de Férias e de Actividades que vos poderão ajudar a recordar o que estudaram para estarem preparados para o regresso em Setembro. Poderão ainda relembrar as matérias através de jogos disponíveis na Internet:

http://escolavirtual.kids.sapo.pt/#EV
http://www.malhatlantica.pt/eb1malha/
http://web.educom.pt/pr1305/hotpot_lp.htm
http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/index.htm

Aproveitem as férias para se divertirem, para brincar em família e entre amigos. Um bom livro é também uma excelente companhia. Também podem aproveitar para pintar e desenhar...
Tanta coisa para fazer!!!! Que bom!!!

A propósito de desenhos, costumamos utilizar papel e lápis para fazer desenhos ou outro tipo de trabalhos. Mas, para alguns artistas, papel e lápis são sinónimo de uma arte algo diferente.
Ora vejam, da autoria de Jennifer Maestre, obras de arte feitas com lápis:

Asteridae

Aurora

Imp

Luna


Ozma

Fantástico, não acham?!
Se ficaram curiosos, para conhecer melhor a sua obra, podem consultar http://www.jennifermaestre.com/


E agora, mais arte, com simples folhas de papel, da autoria de Peter Callese:



All in All (Tudo em tudo)



Angel (Anjo)



Hunting (Caçada)



Impenetrable Castle (Castelo impenetrável)



Snowballs (Bolas de neve)



The impossible meeting (O encontro impossível)

[Em linha] [Consultado em 4-07-2010]
Disponível em: http://www.ecodigerati.com/content/articles/index.php?page_id=5



A propósito de arte, em Setembro, quando regressarem, teremos algumas novidades.
Uma delas é o livro "Arte para crianças", da Editora Civilização.

"Uma introdução inspiradora ao maravilhoso mundo da arte. Este livro apresenta uma visão colorida e abrangente da arte aborígene à arte abstracta, de tótemes a exércitos de terracota, de Miguel Ângelo a Matisse, tudo faz parte da arte, da história da arte e dos artistas mundiais.
Acompanhando a evolução dos estilos e das técnicas, este livro tem igualmente uma forte componente prática e dinâmica com inúmeras actividades que ajudam a criança a aprender."

[Em linha] [Consultado em 4-07-2010]

Para os sortudos que já estão de férias, divirtam-se!!!
Tenham umas excelentes férias!!!