06 outubro 2010

7 de Outubro - Dia Nacional dos Castelos

     O Dia Nacional dos Castelos comemora-se desde 1984. Pretende promover acções e eventos que visem realçar a importância do património arquitectónico fortificado.

Castelo de Tomar

     "Em 2010, no próximo dia 7 de Outubro, as comemorações centrais do Dia Nacional dos Castelos, terão lugar em Tomar, numa organização conjunta entre o Convento de Cristo/IGESPAR e a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos."


Alguns sítios muito interessantes a visitar:
Chttp://3d.culturaonline.pt/Map/Default.aspx?id=82e66d80-439e-4f29-bc9b-576e98efee57 (visita virtual; vista aérea em 3D; galeria de fotografias)
Chttp://www.igespar.pt/pt/monuments/15/ (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico)
Chttp://www.amigosdoscastelos.org.pt/ (Amigos dos Castelos)

  Alguns castelos perto de Tomar:
Castelo de Almourol

Castelo de Leiria

Castelo de Ourém


Castelo de Torres Novas

     Se não vos for possível visitar algum castelo, podem espreitar o sítio:

     Para os mais pequenos, segue-se uma ligação para colorir castelos. 
     Cliquem em: COLORIR CASTELOS.

      Como não podia deixar de ser, aqui ficam algumas propostas de leitura, entre muitas outras...

"Os Mais Belos Castelos de Portugal" - Editorial Verbo

"Os Castelos" -  Editorial Verbo

"Ver por dentro O Castelo" - Editorial Verbo
(disponível na nossa biblioteca)

Uma Aventura no Castelo dos Ventos
"Uma aventura no Castelo dos Ventos", Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada. Editorial Caminho
    
"O Castelo dos Livros", Maria Teresa M. Gonzalez. Editorial Verbo

Uma visita rápida pelos castelos de Portugal:


 BOAS LEITURAS!


 

04 outubro 2010

5 de Outubro - Comemoração do Centenário da Implantação da República

     No próximo dia 5 de Outubro de 2010 comemora-se o centenário da implantação da 1.ª República em Portugal.
 

     O 5 de Outubro de 1910 foi uma data muito importante, pois marcou o fim da Monarquia em Portugal. Nesse dia, na varanda dos Paços do Concelho (Câmara Municipal) de Lisboa, José Relvas proclamou a implantação da 1.ª República. 
     Muita coisa mudou...
     Portugal deixou de ser governado por um rei, dando lugar ao Presidente da República, eleito pelo povo.

     O primeiro Presidente da República eleito pelo povo foi um senhor chamado Manuel de Arriaga (de 24 de Agosto de 1911 a 29 de Maio de 1915).


Os Presidentes da República de 1910 a 2010



 Com a implantação da República, foram subsituídos os símbolos nacionais. Surgiu uma nova bandeira e um novo hino, aprovados em 21 de Agosto de 1911.

     O significado da bandeira nacional:

     O verde representa a esperança. O vermelho representa a coragem e o sangue derramado pelos portugueses em combate. Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques aos Mouros. As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros derrotados por D. Afonso Henriquesna batalha de Ourique. Os 5 pontos brancosdentro de cada quina representam as chagas de Cristo. A esfera armilar representa o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.


     O hino nacional, "A Portuguesa", em substituição do Hino da Carta, hino nacional desde 1834 até 1910:


                 
  Letra de Henrique Lopes de Mendonça                 Música de Alfredo Keil.

O 5 de Outubro de 1910 trouxe muitas mudanças: uma nova bandeira, um novo hino, uma nova moeda, uma nova forma de governar, ...

     Para saber mais sobre a Implantação da República e as mudanças que ocorreram no nosso país, podem consultar as páginas abaixo indicadas.

     Páginas institucionais:
     http://www.centenariorepublica.pt/


     Recursos disponíveis:


02 outubro 2010

4 de Outubro - Dia Mundial do Animal

Sabiam que mais de 10 mil animais são abandonados todos os anos em Portugal? Estima-se que existam mais de meio milhão de bichos sem dono, só no nosso país!
  



No próximo dia 4 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial do Animal. A comemoração do Dia Mundial do Animal teve origem em 1929,  no Congresso de Protecção Animal em Viena (Áustria). Dia 4 de Outubro desse ano, foi declarado o Dia Mundial do Animal em homenagem a São Francisco de Assis (falecido a 4 de Outubro de 1226) que, em vida, ajudou e protegeu os animais. Assinalado desde 1930, este dia pretende alertar para a preservação dos animais em vias de extinção e sensibilizar para a situação dramática dos animais maltratados e abandonados.

 
  
Em 1978, foi proclamada pela UNESCO
a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
  

Para saber mais a propósito do Dia Mundial do Animal e outras curiosidades sobre animais, consultem as seguintes ligações:
http://www.lpda.pt/03Infantil/curiosidades.htm (Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais) 

http://direitosdosanimais.no.sapo.pt/index.htm (Maus tratos e abusos infligidos aos animais. Algumas imagens poderão chocar.)

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=1858 (Declaração Universal dos Direitos dos Animais)


http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Animais (Saber mais sobre alguns animais)

http://www.zoolisboa.pt/main.aspx (Jardim Zoológico de Lisboa)

(in: http://andreacastagini.blogspot.com/2009/10/dia-mundial-dos-animais.html)

Divirtam-se a pintar os vossos animais preferidos:
http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-animais-para-colorir-e-imprimir.html
Seguem-se alguns jogos com animais:
  
 Algumas citações para reflectir...

"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem? "
BORNE, Ludwig

 "A compaixão para com os animais, é uma das mais nobres virtudes da natureza humana"
DARWIN, Charles

 Aqui ficam algumas propostas de leitura de títulos disponíveis na nossa biblioteca:

          

  
     

Animais de todo o Mundo                  Uau! Animais

 
Insectos Extraordinários                        Animais Ferozes


 BOAS LEITURAS!
E não se esqueçam... Os animais são nossos amigos, devemos respeitá-los e cuidar deles... todos os dias!



30 setembro 2010

OUTUBRO - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

      
Outubro é o mês dedicado às bibliotecas escolares, desde 2008, por decisão da Associação Internacional dos Bibliotecários Escolares (IASL - International Association of School Librarianship). Pretende celebrar a importância das bibliotecas escolares.

      Este ano, Outubro de 2010 tem por tema 
"Diversidade Desafio Resiliência: as bibliotecas escolares têm de tudo."




 
 
 
Seguem-se ligações para os blogues das bibliotecas escolares do nosso concelho:
 
http://kispoonline.blogspot.com/ (Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira)
 
http://be-cre-stiria.blogspot.com/ (Agrupamento de Escolas Santa Iria)
 
http://bibliotecagualdimpais.blogspot.com/ (Agrupamento de Escolas Gualdim Pais)

http://bibliotecajacomeratton.blogspot.com/ (Escola Secundária Jácome Ratton)
 
http://essmo-becre.blogs.sapo.pt/ (Escola Secundária Santa Maria do Olival)
 

"A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para
sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no
conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências
para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes
tornarem-se cidadãos responsáveis."
 
in "Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA/UNESCO" (1999)
 
Para consultar o documento, clique aqui:  MANIFESTO da BIBLIOTECA ESCOLAR.


24 setembro 2010

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Dia 26 de Setembro, por iniciativa da Federeção Mundial do Coração, comemora-se o Dia Mundial do Coração. Esta iniciativa visa sensibilizar para/reforçar a importância da realização de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo para um melhor coração e uma vida mais saudável.
Este ano, o tema é: "Eu trabalho com o coração".

imagem disponível em: http://www.fpcardiologia.pt/default.aspx

O nosso coração é como um motor. Tem por função fazer circular o sangue por todo o nosso corpo através de finos canais chamados veias e artérias. O nosso coração está sempre a bater, dia e noite.Cada vez que o coração bate, empurra o sangue (que sai pelas artérias) com os nutrientes e o oxigéneo, distribuindo-os por todo o corpo.



Por isso é importante ter hábitos saudáveis para ajudar a manter em forma este nosso motor, o nosso coração.
Aqui ficam algumas recomendações:
  1. Optar por uma dieta rica em frutas e vegetais.
  2. Os cereais e derivados (pão, arroz, massas, etc.) devem fazer parte das várias refeições diárias.
  3. Optar pelo azeite para temperar e cosinhar, em vez de óleo ou margarina.
  4. É importante comer peixe várias vezes por semana.
  5. Preferir a carne de ave à carne vermelha.
  6. Evitar as bebidas alcoólicas.
  7. Fazer várias refeições por dia: pequenas quantidades e muita variedade.
  8. Evitar bolos, doces, guloseimas e salgados.
  9. Tomar sempre o pequeno-almoço.
  10. Beber água regularmente e em quantidade suficiente (1,5 a 2 litros).
  11. Reduzir o consumo de sal e diminuir a adição de acúcar aos alimentos (evitar, por exemplo, de adicionar açúcar ao leite com chocolate que, por si, já é adocicado).
  12. Comer sem pressa e pausadamente.
  13. Fazer exercício físico regularmente (de forma moderada) ou fazer caminhadas diárias de pelo menos 30 minutos.


 Para saber mais sobre esta máquina que é o nosso coração e como cuidar de si de forma mais  aprofundada, consultem a página da Fundação Portuguesa de Cardiologia:





Para assinalar o Dia Mundial do Coração, aqui fica uma sugestão: 
  • Elaborar uma pregadeira em forma de coração.

Irão precisar de feltro vermelho grosso, lantejoulas e missangas, um alfinete de damas, fio vermelho e uma agulha.
Utilizando o molde (ver figura em baixo), recortem o feltro em forma de coração. Cosam as lantejoulas e missangas no coração ao vosso gosto. Não se esqueçam de prender, por trás do coração, o alfinete de damas.


Para saber mais sobre o coração, conheçam alguns dos documentos disponíveis na nossa biblioteca.

                                              (CD ROMs)


 

















Sabiam que...?

"Os cartões de São Valentim (do Dia dos Namorados) têm corações e as pessoas falam em "coração partido", porque, há muito tempo atrás, se pensava que o coração era o órgão do amor e da emoção. esta crença persisitiu até aos nossos dias, embora se saiba agora que é o nosso cérebro o responsável por esses sentimentos."

(in:  WINSTON, Robert - O corpo humano. Porto: Civilização Editora, 2005.)



E a propósito do coração e do amor... eis duas lindas histórias sobre o amor:




"Adivinha quanto eu gosto de ti" é uma história de amor muito ternurenta.
Espreitem-na neste vídeo!


BOAS LEITURAS!
E... CUIDEM DO VOSSO CORAÇÃO!



23 setembro 2010

Frutos de Outono

Qual é coisa qual é ela? Já adivinharam?
Aqui vai então a solução:

Para a adivinha 1, a resposta é o VENTO.
Para a adivinha 2, a resposta é a NOZ.

Com certeza já tinham descoberto a solução para essas adivinhas!

Ora aqui vai um novo desafio, uma sopa de letras com os frutos da estação.
Conhecem o nome de cada um?

FRUTOS DE OUTONO


Não se esqueçam!

(imagem disponível em http://www.tribunadopiaui.com.br)
 A fruta é fundamental para uma alimentação saudável!

View Image

E os livros são fundamentais para uma mente saudável! ;)

BOAS LEITURAS!

22 setembro 2010

Chegou o Outono!

O Outono chegou! Os dias ficam mais pequenos e mais frescos. As folhas das árvores começam a perder a sua linda cor verde. As andorinhas e outros pássaros partem para países distantes mais quentes.

Seguem-se algumas actividades que podem realizar para comemorar a chegada desta linda estação.

Material necessário:
  • Tinta; 
  • Pincel;
  • Folhas;
  • Cartolinas;
  • Marcadores.


Para a juba do leão, em cima de uma folha de jornal, pintem a folha com tinta e pincel. De seguida, pressionem a folha com o lado pintado em cima de uma cartolina e recortem. Terão assim a juba do leão. Entretanto desenhem o corpo e a cabeça e façam as colagens devidas de forma a obterem o resultado da imagem. Poderão utilizar a mesma técnica para fazer um ouriço-cacheiro.


Estas e outras actividades bem divertidas podem encontrar no livro "365 coisas para fazer e criar", editado pela Edicare, e que se encontra disponível na nossa biblioteca.

  
Podem ainda colorir desenhos alusivos ao Outono. Aqui fica uma ligação para pintarem desenhos em linha:
http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-outono-para-colorir_2.html


E agora... algumas adivinhas sobre o Outono. Ora vejam lá se descobrem... qual é coisa qual é ela...

1
Sou frio,
Também sou quente,
sou fraco,
também sou forte.
Nunca posso estar parado,
vejam lá a minha sorte!



2
Sou um fruto de Outono
Quando chego a amadurecer
Dou um trabalhão ao dono
Se ele me quiser comer.


Brevemente, saberão a solução! Ou já adivinharam?!



Para terminar, aqui ficam algumas sugestões de leitura alusivas ao Outono e às estações.
Estas obras encontram-se disponíveis na nossa biblioteca.






BOAS LEITURAS! :)