18 maio 2011

Visita de estudo a Óbidos

No passado dia 3 de Maio, os Caracolinhos (a turma BT3) da E. B. 1 de Santo António foram numa visita de estudo a Óbidos. Regressaram muito animados e com muitas histórias para partilhar. Aqui fica o seu relato, texto colectivo redigido nas aulas sob a orientação da professora Silvina e da professora Esmeralda, com lindas ilustrações. Boa leitura!


     Ontem, dia 3 de Maio de 2011, fizemos uma visita de estudo a Óbidos. Esta vila é muito bonita e tem muitas histórias para contar.
     A visita começou no Museu Paroquial e foi uma senhora chamada Joana que nos guiou. Conhecemos três rainhas: D. Isabel, D. Leonor e D. Catarina. Todas elas foram importantes para Óbidos.
     A primeira era muito bondosa, ela mandou construir um hospital e dava comida aos pobres. Foi chamada de rainha santa por ter feito o milagre das rosas. Um dia foi perseguida pelo D. Dinis, que lhe perguntou o que levava escondido no manto. A rainha, muito aflita, mentiu dizendo que eram rosas, quando na realidade era pão para distribuir pelos pobres. Foi então que aconteceu o milagre, a rainha soltou o manto e apareceram rosas.


     A segunda rainha, D. Leonor, foi viver para Óbidos, tendo encontrado muitas crianças abandonadas nesta localidade. Então, mandou construir a Casa da Misericórdia que acolheu essas crianças. Hoje em dia, a Santa Casa da Misericórdia, serve para ajudar os idosos e outras pessoas necessitadas.


     A terceira rainha foi D. Catarina, que quando chegou a Óbidos encontrou as pessoas infelizes, porque não havia água suficiente para todos. Assim, esta rainha mandou construir uma fonte no centro da vila e um aqueduto para transportar a água para lá.


     Sem dúvida que esta visita de estudo foi muito interessante, aprendemos muitas coisas e o nosso almoço foi um piquenique delicioso.
Os Caracolinhos


Ao longo da visita pela linda vila de Óbidos, tiraram-se algumas fotografias que partilhamos aqui contigo.






Para saberes mais sobre o município de Óbidos, podes visitar alguns sítios que a seguir te proponho:
http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/costadeprata/obidos/ptindex.html
http://www.cm-obidos.pt/
http://www.obidos.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=29104d25-542f-4abb-b415-cd46c2deabc8



Convido-te também a conhecer melhor a história do rei D. Dinis conhecido como o rei poeta e da rainha D. Isabel, conhecida pelo Milagre das Rosas, através deste livro disponível no sítio do Instituto Camões.

Para leres e/ou ouvires a história, clica aqui.


Para saberes mais sobre a rainha D. Leonor, clica no nome por baixo da imagem.

Rainha D. Leonor


Para saberes mais sobre a rainha D. Catarina, clica aqui.

Rainha D. Catarina

E porque falámos de reis e rainhas, aqui ficam algumas sugestões de leitura 
(disponíveis na biblioteca):








Boas leituras!


Sem comentários:

Enviar um comentário