29 janeiro 2014

DIA ESCOLAR DA PAZ E DA NÃO-VIOLÊNCIA

30 de janeiro
“Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!” - M.Gandhi

      Hoje, mais do que nunca,  urge falar da paz aos mais novos, sensibilizá-los para a importância da amizade, da fraternidade, da solidariedade e da justiça. 
      Cabe à escola, enquanto entidade formadora que se preocupa com o desenvolvimento integral das crianças, desenvolver atividades que permitam incutir neles esses valores e impedir atitudes de discriminação, racismo, intolerância e  violência.
    O dia 30 de janeiro, iniciativa de Llorenç Vidal, poeta , pedagogo e pacifista espanho assinala o dia da educação, para fomentar nos alunos, uma cultura de paz e contra todo o tipo de violências.
   “Uma vez que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que deve edificar-se a paz”. (Preâmbulo da Constituição da UNESCO).
    Quato à data escolhida, ela assinala o dia do assassinato de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.
      Considerado o pai da Índia, Gandhi foi um homem de boa vontade que lutou, sem ódio,dentro do ideal da paz e da não-violência pela independência da sua pátria e pela paz do mundo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário