12 abril 2014

Páscoa feliz!



O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde permaneceu até à sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico. Celebrada por 8 dias, comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. É um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Um coelho nos meus ovos!
 A festa tradicional associa a figura do coelho, um símbolo de fertilidade, com as dos ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar. A origem do símbolo do coelho vem do facto de os coelhos serem notáveis pela sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos e ovos para simbolizar a fertilidade!


E nesta Páscoa, para os mais novos que ainda não conhecem, proponho que se deixem encantar pelo livro Os Ovos Misteriosos de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar

É uma história cheia de humor e ternura que transmite aos mais jovens valores de multiculturalidade: uma mãe-galinha foge da capoeira e vai viver para a mata.
Um dia, ao chegar ao ninho, vê que ele está cheio de ovos de diferentes tamanhos e feitios.
O que estará dentro de cada um deles? Como poderá a nossa amiga cuidar de todos, sendo eles tão diferentes?
Quando o perigo surge, todos, de modos também diferentes, acabam por unir-se e defenderem a mãe.



Espero que gostem!
Feliz Páscoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário