10 junho 2010

10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra-se a 10 de Junho para assinalar a morte do nosso ilustre Luís Vaz de Camões falecido a 10 de Junho de 1580.


De 1933 até Abril de 1974, o regime de Salazar deu outro significado ao 10 de Junho que passou a ser celebrado como o Dia da Raça (raça lusitana ou dos portugueses), com o propósito de exaltar a originalidade da raça portuguesa.
Desde a Revolução dos Cravos, esta data voltou a ter o seu significado original. É um dia assinalado não só em Portugal, mas também pelo mundo fora entre as comunidades portuguesas a residir no estrangeiro.

Luís de Camões não é, como tu sabes, o único símbolo de Portugal. A nossa bandeira e o hino também representam a nossa nacionalidade.

A BANDEIRA
Com a instauração da República, um decreto da Assembleia Nacional constituinte datada de 19 de Junho de 1911, aprovou a bandeira nacional, que substituiu a bandeira da Monarquia Constitucional.

 

Conheces o significado da nossa bandeira?

O VERMELHO é a cor da força, da coragem e da alegria e faz lembrar o sangue derramado pelos portugueses nas batalhas em que participaram.
O VERDE é a cor da esperança e foi escolhida para consagrar a Revolta de 31 de Janeiro de 1891, onde esta cor deu a vitória aos portugueses.
O BRANCO, ao centro da bandeira, é a cor da simplicidade, da harmonia e da paz. Assinala também o ciclo épico das nossas descobertas marítimas.

A ESFERA ARMILAR era o emblema pessoal de D. Manuel I, e ficou desde então na heráldica (conjunto de emblemas; brasão) nacional. Encontra-se na bandeira aprovada pelo Regime Republicano em homenagem aos Descobrimentos.


O ESCUDO  DE ARMAS remete para a fundação da nacionalidade. As Quinas representam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques derrotou na Batalha de Ourique.

Os CASTELOS representam  as praças conquistadas aquando da fundação da nacionalidade.

Diverte-te a pintar a bandeira de Portugal!

 

O HINO NACIONAL
Sabias que a música foi composta por um senhor chamado Alfredo Keil e a letra é da autoria de Henrique Lopes de Mendonça?

Se quiseres ouvir o hino e, porque não..., cantar, clica neste endereço: http://www.heroisdomar.com/hino/


Para saberes mais sobre o 10 de Junho, o seu significado e sobre os símbolos de Portugal, podes consultar a página:  http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=209&P=Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário