04 outubro 2010

5 de Outubro - Comemoração do Centenário da Implantação da República

     No próximo dia 5 de Outubro de 2010 comemora-se o centenário da implantação da 1.ª República em Portugal.
 

     O 5 de Outubro de 1910 foi uma data muito importante, pois marcou o fim da Monarquia em Portugal. Nesse dia, na varanda dos Paços do Concelho (Câmara Municipal) de Lisboa, José Relvas proclamou a implantação da 1.ª República. 
     Muita coisa mudou...
     Portugal deixou de ser governado por um rei, dando lugar ao Presidente da República, eleito pelo povo.

     O primeiro Presidente da República eleito pelo povo foi um senhor chamado Manuel de Arriaga (de 24 de Agosto de 1911 a 29 de Maio de 1915).


Os Presidentes da República de 1910 a 2010



 Com a implantação da República, foram subsituídos os símbolos nacionais. Surgiu uma nova bandeira e um novo hino, aprovados em 21 de Agosto de 1911.

     O significado da bandeira nacional:

     O verde representa a esperança. O vermelho representa a coragem e o sangue derramado pelos portugueses em combate. Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques aos Mouros. As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros derrotados por D. Afonso Henriquesna batalha de Ourique. Os 5 pontos brancosdentro de cada quina representam as chagas de Cristo. A esfera armilar representa o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.


     O hino nacional, "A Portuguesa", em substituição do Hino da Carta, hino nacional desde 1834 até 1910:


                 
  Letra de Henrique Lopes de Mendonça                 Música de Alfredo Keil.

O 5 de Outubro de 1910 trouxe muitas mudanças: uma nova bandeira, um novo hino, uma nova moeda, uma nova forma de governar, ...

     Para saber mais sobre a Implantação da República e as mudanças que ocorreram no nosso país, podem consultar as páginas abaixo indicadas.

     Páginas institucionais:
     http://www.centenariorepublica.pt/


     Recursos disponíveis:


Sem comentários:

Enviar um comentário