13 fevereiro 2012

EB1 de Santo António candidata a Prémio Europeu eTwinning 2012

Ao longo de dois anos (2009/2010 e 2010/2011), a EB1 de Santo António participou num projeto europeu envolvendo diversos países, o Comenius, programa que visa essencialmente sensibilizar alunos e professores para a diversidade das culturas europeias.

Alemanha, Búlgaria, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Turquia foram os países que, em conjunto, desenvolveram atividades unificadoras e partilhadas, subordinadas ao tema "Let me grow".

Este tipo de projeto insere-se no Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, um programa comunitário de formação e educação a nível europeu que tem como objetivo "desenvolver e promover os intercâmbios, a cooperação e a mobilidade, a fim de que os sistemas de ensino e formação passem a constituir uma referência mundial de qualidade"(*).

Desta forma, é com muito orgulho que partilhamos convosco uma notícia que honra a nossa escola:
A E.B. 1 de Santo António foi selecionada, de entre mais de 330 projetos a nível europeu, para concorrer ao Prémio eTwinning 2012: 

Esta candidatura decorre do facto de a nossa escola ter recebido o Selo Europeu de Qualidade pelo excelente trabalho desenvolvido no projeto "Let me Grow". De entre os 9 países parceiros que colaboraram em atividades comuns ao longo destes dois anos em torno do tema unificador "Let me Grow", apenas 4 foram distinguidos com o Selo Europeu de Qualidade, a Irlanda, a Polónia, a Itália e NÓS! 
Os alunos, as professoras e toda a comunidade escolar (a professora de apoio educativo, a professora bibliotecária, pais e encarregados de educação bem como  as assistentes operacionais) empenharam-se neste projeto, coordenado pela professora Arlete Pedro, vendo o seu trabalho reconhecido ao mais alto nível europeu:


Parabéns aos alunos, às professoras e à escola!

Logotipo do projeto (http://www.let-me-grow.eu/start/)

O Comenius é um projeto  europeu que visa a partilha de saberes e aprendizagens entre os países envolvidos. Promove o trabalho colaborativo entre professores das diferentes escolas dos diversos países, contribuindo ainda para um maior conhecimento da diversidade cultural  existente na Europa junto dos alunos participantes.
Ao longo de dois anos, muitos foram os trabalhos realizados pelos alunos e professoras da nossa escola. Apresentamo-vos algumas das atividades desenvolvidas:

As tradições de Natal em Portugal
http://www.let-me-grow.eu/start/index.php/family-traditions-christmas




O piquenique com maçãs (símbolo do projeto)
Apple PicNic June 2011 from Arlete Pedro on Vimeo.


Teatro "Branca de Neve e os Sete Anões"
Snow White and the seven dwarfs from Arlete Pedro on Vimeo.



Para verem todo o trabalho realizado no âmbito de projeto Let me Grow, convidamo-lo a visitar a página oficial:  

Sem comentários:

Enviar um comentário