17 dezembro 2018


Atividades da Biblioteca da EB1 de Santo António 1º Período

 Ao longo do 1º Período a equipa da BECRE da EB1 de Santo António desenvolveu as seguintes atividades:
v Comemoração do Dia do Animal - Visualização/Audição da obra Porque é que os animais não conduzem?, de Pedro Seromenho - Ilustração de uma ficha de leitura sobre a mesma; BD e Ficha de grupo.









v Semana da Alimentação - Visualização/ audição da Lenda “Sopa de Pedra” (pedido a todos os alunos de uma receita de “Uma Sopa Deliciosa”); visualização do Power Point com a história da Roda dos Alimentos, entoação da canção da Roda dos Alimentos e visualização do Power Point sobre o Dia Mundial da Alimentação; elaboração de uma Roda dos alimentos e de um Semáforo dos Alimentos com recortes de alimentos trazidos pelos alunos a pedido da professora da biblioteca.






v Santa Iria - Visualização/ audição de um Power Point com a Lenda de Santa Iria, para os alunos do 3ºano.


v Comemoração do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis - Exposição na BE dos livros (por turma) das “Receitas de Sopas Deliciosas”.

v Comemoração do S. Martinho e Magusto – Elaboração de maracas e entoação da canção “ Há Festa na Escola”.








Projeto – Mimos com Histórias e Jogos - A Escola do nosso tempo - Os antigos alunos contaram como é que era o dia a dia da escola na sua época.




v Natal - Visualização/dramatização do Power Point da obra Babushka, de Sandra Ann Horn - Ilustração de uma ficha de leitura sobre a mesma.

Ao longo deste primeiro período, desenvolveram-se, em suma, várias propostas de atividades adequadas a cada ano de escolaridade.
As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo sensibilizar as crianças para a necessidade de prevenir os maus tratos aos animais; a importância do consumo de alimentos saudáveis para uma melhor qualidade de vida; bem como despertar nelas o cuidado pelo outro, a partilha, a generosidade, a solidariedade, a compreensão e o respeito por todos os seres vivos.
Temos a firme convicção que as crianças são o melhor “veículo” de comunicação, com uma enorme capacidade para levar mais longe mensagens de Cidadania e Respeito pelo Meio que as rodeia.

                                                                         



Sem comentários:

Enviar um comentário