30 dezembro 2010

Algumas actividades promovidas pela biblioteca...

Findo este primeiro período e com um novo ano à porta, aqui ficam registadas algumas das actividades promovidas pela biblioteca: contou com a visita de alunos de outras escolas/jardins-de-infância do agrupamento.




A professora bibliotecária deslocou-se também a algumas escolas/jardins-de-infância para levar as "Palavras à Solta" e desenvolver algumas sessões de leitura.




Umas das propostas de leitura foram: "Ainda Nada?", de Christian Voltz, editado pela Kalandraka, seguido de "Eu espero", de Davide Cali, editado pela Bruáa.

"De manhã, bem cedo, o senhor Luís
cavou um buraco enorme na terra.
Neste buraco enorme, o senhor Luís
deixou cair uma sementinha,
cheio de esperança..."
(para saber mais sobre este livro que nos fala da paciência e da perseverança, clique nesta ligação)

 
“Eu espero…” é um livro que fala das coisas pelas quais
se espera na vida.
 (para saber mais sobre este livro, clique nesta ligação)
 
A Editora Bruáa sugere algumas actividades para este livro: http://www.bruaa.pt/actividadeseuespero.pdf
 
A actividade que se seguiu à leitura e exploração destes dois livros inspirou-se numa proposta de actividade apresentada pela Casa da Leitura em http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/prat_espero_1.pdf
 
 
Falámos sobre o verbo esperar, sobre a paciência, lembrando o Sr. Luís (do livro "Ainda nada?") e o que ele perdeu por não saber esperar. Falámos também do que esperamos que aconteça na nossa vida, num momento mais próximo ou mais longínquo, conferindo ao verbo esperar outro sentido, o da esperança e do desejo de que algo se realize, tal como no livro "Eu espero".
"O que esperas?" Os alunos procuraram responder à pergunta. Inspirando-se nas ilustrações de Serge Bloch, eis o resultado. Lindos trabalhos realizados pelos alunos dos 3.º e 4.º anos da EB1 do Marmeleiro!




Sem comentários:

Enviar um comentário