06 novembro 2013


Beato Nuno de Santa Maria

Hoje faz-se memória de Beato Nuno de Santa Maria, ou Nuno Álvares Pereira, patrono do nosso Agrupamento


Nascido a 24 de Junho de 1360, no Castelo do Bonjardim, aos 13 anos já fazia parte do séquito do rei D.Fernando, tendo sido armado Cavaleiro. Obedecendo a seu pai casou com uma rica dama de Entre-Douro-e-Minho, D. Leonor de Alvim. Do casamento nasceu uma filha: Dona Beatriz. Após a morte de D. Fernando e porque a filha deste era casada com o rei de Espanha, vendo ameaçada a independência nacional, entra em atividade política.
 
Convidado pelo Mestre de Avis, foi eleito Regedor e Defensor do Reino. Após vencer várias batalhas (Atoleiros, Aljubarrota), e já viúvo, lança ombros à construção do Convento do Carmo, em Lisboa. Em 1422 partilha os seus bens e professa no Carmo a 15 de agosto do ano seguinte, no dia de Nossa Senhora da Assunção. Despegado de todas as ambições terrenas e frivolidades, entrega-se por completo a adorar e servir Deus, tornando-se apenas, o humilde e feliz, Frei Nuno de Santa Maria.
 

Em 1918 foi aprovado e reconhecido o culto do Santo Condestável e no dia 26 de Abril de 2009, o Santo Padre, Papa Bento XVI, determinou que o Beato Nuno fosse inscrito no álbum dos Santos.

(http://www.ecclesia.pt/santos/novembro/06.htm)

Sem comentários:

Enviar um comentário