24 novembro 2013

SANTO ANTÓNIO E RAÚL LOPES FESTEJAM O SÃO MARTINHO
Um dos exemplos mais fortes de solidariedade e de altruísmo é-nos oferecido pela magnífica Lenda de São Martinho. Tudo acontece num dia de violenta tempestade, quando Martinho, um soldado romano, está de regresso a casa e divide a sua capa com um mendigo que treme de frio. Ao fazê-lo, a natureza, aprovando a ação humana, afasta a tempestade e, então, imperial, o sol brilha quente e sorridente num límpido céu azul, em pleno mês de novembro.


No manhã do dia 11 de novembro, no auditório da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, graças ao grupo Os Birrentos, os alunos da Escola EB 1 Santo António puderam reviver a fantástica lenda, de São Martinho, bem como outras histórias e textos de leitura recomendados no âmbito das Metas Curriculares de Português para o 1º Ciclo. 



E nesse dia, como todos os anos, houve sol e calor para relembrar o gesto extraordinário de Matinho, o soldado romano, que, há centenas de anos, dividiu a sua capa com um mendigo.





 À tarde, não faltaram as castanhas assadas, e até uma feirinha organizada pela associação de pais da Escola EB1 Santo António.



Que lindas castanhas fizeram as nossas peuqeninas astistas!










A D. Carminda, a nossa artista, pintando o cenário.
A " Maria Castanha" em ação!
Já os alunos da EB1 Raúl Lopes e os pequeninos do Jardim-de-Infância puderam assistir à dramatização de peça “ A Maria Castanha”, por alunos do terceiro ano, ensaiados pela professora Sofia Shirley, participando também eles cantando canções alusivas às saborosas castanhas.
      


Sem comentários:

Enviar um comentário